Pular para o conteúdo principal

O QUE PODEMOS ENSINAR DE MAIS VALIOSO AOS NOSSOS FILHOS?

Certa vez, ouvi o testemunho de um homem de uma determinada religião sobre a responsabilidade dos pais a respeito dos filhos. Ele contou sobre como, desde o ventre, os filhos já eram ensinados. Esses ensinamentos eram passados e relembrados ao longo da vida, em toda e qualquer situação. Desde muito novos os filhos já decoravam esses ensinamentos. Esse exemplo me impactou muito e me confrontou muito sobre como tenho encarado essa responsabilidade.


A palavra de Deus em Deuteronômio 6 nos diz: "Medite sempre nessas palavras que hoje estou te ordenando. Ensine-as com diligência aos seus filhos. Converse sobre elas quando estiver em casa, quando estiver andando por algum caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre estes mandamentos nos braços como constante lembrete; fixe-os na sua testa, nem como nos batentes das portas de sua casa e nos seus portões". 


Mas, será importante ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos desde cedo? A resposta está na própria Palavra, com o exemplo de Timóteo, um jovem líder da Igreja Primitiva, filho de Eunice e neto de Lóide, duas mulheres de fé que lhe ensinaram a Palavra de Deus desde cedo (II Tm 1.5).


Na sua segunda carta a Timóteo, Paulo fala sobre as dificuldades de ser servo de Cristo nos últimos dias e explica o motivo, como podemos observar em II Timóteo 3. Situação bem parecida com a que temos vivido. E como pai, mãe, avô, vó, você já deve ter pensado em como nossas crianças crescerão neste mundo mal. E olhando pros primeiros versículos podemos ficar até apreensivos. 

Mas então, Paulo continua: "Não se permita intimidar por causa disso. Persevere no que você ouviu e aprendeu, certo da integridade dos seus mestres, afinal, você recebeu as Escrituras com o leite da sua mãe! Não há nada como a Palavra de Deus escrita para mostrar o caminho para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus. Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou de outro - para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nossos erros, ensinar como viver o caminho de Deus." II Timóteo 3:15-16


Fica claro nesse trecho da Palavra a importância de ensinarmos a Palavra de Deus aos nossos filhos desde cedo. Se assim o fizermos, na dependência do Senhor, colheremos os frutos no futuro, como está escrito em Provérbios 22.6: "Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele".


Leia a bíblia com seu filhos, leia a bíblia na frente dos seus filhos, assista conteúdos bíblicos, decorem versículos, traga a Palavra pras situações do dia a dia, conversem sobre o que leram, apliquem na vida de vocês, orem juntos pedindo a ajuda de Deus, sejam obedientes ao que a Palavra ensina. 
Lembrem-se sempre que "A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus" - Romanos 10.17.

Se você se sente incapaz disso, lembre-se do que Tiago 1.5 nos ensina: "E, se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com liberalidade."


Que Deus levante homens e mulheres que, assim como Eunice e Lóide, serviram a Deus e o glorificaram, ensinando a Palavra aos filhos e netos.


PS. Enquanto eu escrevia esse texto, senti o desejo de colocar um testemunho: Por muitas vezes eu me senti inútil ou sem valor por estar dentro de casa integralmente, por não ter o "meu" dinheiro", nem mesmo uma ocupação bonita ou reconhecida aos olhos do mundo. Eu entendi que devia abrir mão dessas coisas, mas isso não tornou o processo fácil. Pelo contrário. Mas Deus tem me ensinado que há uma graça especial para aquelas que "abrem mão de suas vidas" para se dedicarem à vida dos outros, as também conhecidas como "do lar". 

Talvez você nunca alcance reconhecimento de homens, nem mesmo tenha dinheiro para comprar sapatos como gostaria...rs... 
Como disse John Piper, "provavelmente você não receberá encorajamento ou homenagens do mundo secular". Mas Deus quer que você viva a maternidade do ponto de vista dEle. "Maternidade como uma transmissão de vida-para-vida de uma de uma visão centrada em Deus, tendo Cristo como tesouro. O gerenciamento do lar como a criação de um organismo vivo que nutre a paz de Cristo e a justiça de Deus. O mundo não entende essas coisas." 

Mas vivemos no mundo, não somos do mundo. Vivemos para a glória de Deus! Que Ele nos renove, inspire, capacite, dê estratégias e nos use como um instrumento no nosso lar, na vida do nosso marido, dos nossos filhos e tantos quanto ele quiser. Amém? Que Deus te abençoe.

Roberta Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de fevereiro de 1998...

Ele era meu melhor amigo, alguém com quem eu podia conversar e compartilhar, que me dava carona no quadro da sua bicicleta, me emprestava sua jaqueta jeans cheirosa quando eu ficava com frio e me levava pra casa depois das programações da igreja…  Lembro de quantas vezes me ajudou com a nebulização enquanto eu sofria com as crises de alergia da vida (eram muitas naquela época)... E quando eu fui atropelada e fraturei o nariz, foi conversando com ele lá no alto do Morro da Guia que fui consolada…  A hora com ele sempre passava rápido e sempre era especial! Ele passou comigo por fases bem difíceis da minha vida, como quando meus pais brigavam muito. Era sempre um renovo pra mim estar com ele, que desde amigo, já tinha a admiração dos meus pais e até do meu avô (que costumava colocar meus amigos pra fora de casa com ciúmes de mim). Um dia, uma amiga muito querida nos perguntou: “Por que vocês não admitem logo! Assumam logo esse namoro!” rs… Até aquele momento a gente só queria estar junto

VOCÊ NÃO FOI CRIADO PRA SOFRER

Há pouco tempo tive que dar uma notícia triste pro meu filho mais velho: um bebezinho havia morrido.  A reação dele foi tranquila, mas imediata: "Mas por que Deus deixaria isso acontecer?" - perguntou ele.  E quantos de nós já fizemos esse questionamento ao longo da vida...  Deus não nos criou pra sofrer "Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento" Jr.29.11 . Entretanto, algo mudou a trajetória de nossas vidas: O PECADO. E quando o pecado entrou no mundo, perdemos nossa condição natural e nos tornamos seres mortais, sujeitos a dor, ao sofrimento, a morte "Pois o salário do pecado é a morte" Rm. 6.23 . Fomos separados de Deus "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Rm 3.23.  "O homem agora é um espanto para Deus e para si mesmo. uma criatura desajustada para com o universo, não porque Deus o tenha criado assim, mas porque ele se fez assim mediante o abuso do seu livr

HALLOWEEN?!

Nos últimos dias, o que mais tenho visto na internet, redes sociais e até mesmo na televisão, é conteúdo sobre o Halloween.  O Halloween, ou Festa das Bruxas, é comemorado dia 31/10, por muitas pessoas, em todo o mundo. Basta uma pesquisada rápida num site de busca que achamos muitas informações sobre como essa "festa" começou e como o mundo a incluiu como parte da cultura. Muitos defendem a participação nela de forma mais superficial ou "sem compactuar diretamente com suas crenças". Será que isso é possível? A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 6.14-15:  " Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Como pode a justiça ser parceira da maldade? Como pode a luz conviver com as trevas?  Que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como alguém que crê pode se ligar a quem não crê?" Será que estou sendo muito radical? Será mesmo que o Halloween é apenas uma brincadeira? O que nós, como pais cristãos, temos com isso? Como nós, enquanto responsáveis por