Pular para o conteúdo principal

VOCÊ NÃO FOI CRIADO PRA SOFRER

Há pouco tempo tive que dar uma notícia triste pro meu filho mais velho: um bebezinho havia morrido. 
A reação dele foi tranquila, mas imediata: "Mas por que Deus deixaria isso acontecer?" - perguntou ele. 
E quantos de nós já fizemos esse questionamento ao longo da vida... 

Deus não nos criou pra sofrer "Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento" Jr.29.11. Entretanto, algo mudou a trajetória de nossas vidas: O PECADO. E quando o pecado entrou no mundo, perdemos nossa condição natural e nos tornamos seres mortais, sujeitos a dor, ao sofrimento, a morte "Pois o salário do pecado é a morte" Rm. 6.23. Fomos separados de Deus "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Rm 3.23. "O homem agora é um espanto para Deus e para si mesmo. uma criatura desajustada para com o universo, não porque Deus o tenha criado assim, mas porque ele se fez assim mediante o abuso do seu livre-arbítrio." (C.S. Lewis)

"Ah, se Adão e Eva não tivessem  pecado"... Infelizmente isso revela mais de nós do que de Deus. Revela o quanto carecemos conhecer mais de Deus. Vivemos em um mundo caído, criado por Deus, no qual  o pecado, o sofrimento e a morte são possíveis. "Mas Deus nos ama e a verdade é que Ele nos deu a liberdade de escolher, e o homem decidiu que suas próprias ideias de perfeição e alegria eram melhores que as de Deus, crendo no que Satanás lhe disse." (Elizabeth Elliot) 

Mas Deus não é pego de surpresa! E nós, como discípulos de Cristo, precisamos mostrar ao mundo que, apesar de termos "estragado tudo", temos um Deus que é A RESPOSTA. Quando Deus criou Adão e Eva ele já sabia que eles comeriam do fruto proibido porque ele tudo sabe. E por ser onisciente ele sabia que a história não acabaria na queda do homem. Embora a desobediência de Adão e Eva tenha dado início ao sofrimento, o final da história será glorioso. Haverá novos céus e nova terra e não haverá mais choro, nem dor, nem morte. Deus fará novas TODAS as coisas! (Ap. 21.4) Isso deve mudar nossa perspectiva quanto ao sofrimento. "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." 2 Co 4:16,17 
NÃO DESANIME! A história ainda não terminou. Estou falando isso pra mim nesse exato momento, enquanto aguardo na emergência de um hospital por exames devido ao covid. Os dias têm sido difíceis e a tentação pro desânimo me cerca sem cessar. Mas...

"Deus nos amou tanto, que deu seu único filho, pra que crendo nele, não morramos, mas tenhamos a vida eterna". Jo 3.16 Deus nos ama antes mesmo de nos criar (Ef 1.4). Antes mesmo de nos criar ele já sabia que falharíamos, e mesmo assim, escolheu nos redimir.
"O EVANGELHO NÃO É O PLANO B DE DEUS"
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Ef 1:5,6 
Como Ele fez isso? Através de Jesus. Na cruz, Jesus assumiu pra si toda a nossa culpa. "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." Is 53:5 
E o propósito pra tudo isso: SUA GLÓRIA! Ef 1.11,12 / Rm 11.36 

Antes estávamos mortos por causa dos nossos pecados. Mas Deus, que é rico em misericórdia, nos amou tanto, que mesmo estando espiritualmente mortos e condenados pelos nossos pecados, nos deu vida juntamente com Cristo. Tudo isso, sem merecermos. Mas pela graça. A salvação não é uma recompensa pelo bem que fizemos, portanto, nengum de nós tem mérito nisso. Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus PARA QUE realizássemos as boas obras que ele planejou pra nós há muito tempo. (Ef 2) 
"A fé e as obras caminham juntas. Fomos salvos PELA FÉ, PARA AS BOAS OBRAS. 
As obras não são a causa da nossa fé, mas a evidência dela". Nossa vida deve revelar Jesus às pessoas. 

Que obras temos praticado? Apesar de sofrermos nessa terra, a forma como lidamos com o sofrimento diz muito sobre o que realmente acreditamos (fé). 
HÁ UM PROPÓSITO PARA O SOFRIMENTO. E Deus prometeu nos dar o consolo (I Co 1:4,5). Na verdade, ele é o próprio consolo. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares". Sl. 46.1,2. Ah... Como é bom experimentar a presença de Deus em meio às lutas... Saber que apesar do sofrimento, das lágrimas do momento, minha vida já está resolvida! Obrigada, Jesus!!!!!!

Que você não desperdice o sofrimento! Confie em Deus e creia que, em meio às aflições, sua fé será fortalecida e você terá forças para continuar até o fim (Tg 1.2-4). E se não souber como, ORE AO PAI e Ele com muita alegria o ajudará (Tg 1.5). 

Por fim, deixo as palavras de Elizabeth Elliot: "Se aprendermos a conhecer a Deus em meio à nossa dor, passaremos a conhecê-lo como aquele que não é um sumo sacerdote incapaz de se compadecer diante do sentimento de nossas fraquezas. Ele é alguém que caminhou cada centímetro da estrada." E diferente de nós, ele não merecia.

Você não foi criado pra sofrer. E apesar de talvez hoje estar nessa condição, lembre-se de que um dia Deus enxugará de seus olhos TODA lágrima e o final será glorioso.

"Minha vida é apenas uma tapeçaria entre mim e meu Senhor; eu não escolho as cores, ele trabalha incansavelmente. Muitas vezes, ele tece tristeza e eu, em tolo orgulho, esqueço que ele vê o lado certo; e eu, apenas o avesso. Apenas quando o tear ficar mudo e as lançadeiras cessarem de esvoaçar, então Deus desenrolará a tela e me explicará a razão de tudo. Nas habilidosas mãos do Tapeceiro, os fios escuros são tão necessários para a composição que ele planejou quanto fios dourados e prateados." (Grant Colfax Tuller)

Que sejamos capazes de, assim como Paulo, cantar na prisão e quem sabe, experimentarmos cadeias caindo, portas se abrindo e vidas sejam alcançados para honra e glória do nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

Essa ainda não é minha realidade. Eu ainda fico triste. Eu desanimo. Fico chateada... Não queria estar doente. Mas Deus está trabalhando em mim. Sigo sendo tratada, batalhando pra ter um coração agradecido mesmo em meio às intempéries. Mas eu creio que ele fará com que TODAS as coisas COOPEREM pro meu bem. Na verdade, Deus NUNCA me deu motivos pra duvidar. E enquanto isso, enquanto estou no processo, vou pregando pra minha alma que o sofrimento nunca é em vão e que Deus tem um propósito em tudo:

"Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para todo o sempre. Amém." Rm. 11.36

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN?!

Nos últimos dias, o que mais tenho visto na internet, redes sociais e até mesmo na televisão, é conteúdo sobre o Halloween.  O Halloween, ou Festa das Bruxas, é comemorado dia 31/10, por muitas pessoas, em todo o mundo. Basta uma pesquisada rápida num site de busca que achamos muitas informações sobre como essa "festa" começou e como o mundo a incluiu como parte da cultura. Muitos defendem a participação nela de forma mais superficial ou "sem compactuar diretamente com suas crenças". Será que isso é possível? A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 6.14-15:  " Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Como pode a justiça ser parceira da maldade? Como pode a luz conviver com as trevas?  Que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como alguém que crê pode se ligar a quem não crê?" Será que estou sendo muito radical? Será mesmo que o Halloween é apenas uma brincadeira? O que nós, como pais cristãos, temos com isso? Como nós, enquanto responsáveis por

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Hoje eu e Luis completamos 24 anos desde que começamos a namorar. Quem nos vê hoje, não imagina o que já vivemos. Começamos como amigos, até que decidimos assumir que o compromisso poderia ser maior.  Olhando pra trás, vemos a mão de Deus em toda a nossa história. Foram muitas situações e nem todas agradáveis. Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos que aprender muita coisa e ainda temos um longo caminho a percorrer se Deus permitir. A mais difícil lição que aprendemos foi de que O QUE DEUS UNE, O HOMEM NÃO DEVE SEPARAR.  Numa sociedade em que, "se não der certo, separa" ou "o importante é ser feliz", precisamos entender que NÃO CASAMOS PRA VER SE VAI DAR CERTO. CASAMOS PRA FAZER DAR CERTO. E Deus ama ajudar seus servos a cumprir compromissos desse tipo.  Já é mais da metade da nossa vida de relacionamento e MUITAS histórias. Muitas histórias boas, muitas difíceis, mas que nos fizeram amadurecer e entender que O PROPÓSITO DO CASAMENTO NÃO É A NOSSA FELICIDADE, MAS A

18 de fevereiro de 1998...

Ele era meu melhor amigo, alguém com quem eu podia conversar e compartilhar, que me dava carona no quadro da sua bicicleta, me emprestava sua jaqueta jeans cheirosa quando eu ficava com frio e me levava pra casa depois das programações da igreja…  Lembro de quantas vezes me ajudou com a nebulização enquanto eu sofria com as crises de alergia da vida (eram muitas naquela época)... E quando eu fui atropelada e fraturei o nariz, foi conversando com ele lá no alto do Morro da Guia que fui consolada…  A hora com ele sempre passava rápido e sempre era especial! Ele passou comigo por fases bem difíceis da minha vida, como quando meus pais brigavam muito. Era sempre um renovo pra mim estar com ele, que desde amigo, já tinha a admiração dos meus pais e até do meu avô (que costumava colocar meus amigos pra fora de casa com ciúmes de mim). Um dia, uma amiga muito querida nos perguntou: “Por que vocês não admitem logo! Assumam logo esse namoro!” rs… Até aquele momento a gente só queria estar junto