Pular para o conteúdo principal

PATERNIDADE

Hoje comemoramos o Dia dos Pais e, pra mim, é o primeiro que passo sem o meu.

No dia 12 completou 7 meses que ele faleceu e, até hoje, ainda luto com pensamentos e sentimentos, os quais fazem meu coração doer e minha mente pesar. Tenho tido que lutar mais que o normal pra guardar minha mente e meu coração em Cristo...

Lembrar que eu poderia ter sido uma filha melhor faz meu coração doer. Pensar que eu poderia ter tido atitudes diferentes mas não tive, me faz ver como sou ruim... Mas então, olho pro meu Senhor, e me lembro que por causa do que Ele fez na cruz, posso prosseguir... perdoada, curada e sempre amada. "Volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar" - Isaías 55.7b

...

Na semana que meu pai faleceu, em meio aos muitos questionamentos que tive, algo me saltou: Por que focamos tanto na parte ruim quando a pessoa está aqui? Quando elas se vão, esses detalhes parecem não ter mais valor algum...

Meu pai tinha muitos defeitos. Eu o puxei em muitos deles. Mas ele também tinha tantas qualidades...

Sempre que alguém me diz que sou educada, parece que volto a minha infância, quando meu pai chamava minha atenção constantemente pra que eu cumprimentasse as pessoas, pedisse licença, falasse por favor e obrigada...  Ele fazia isso com força. Não deixava passar uma... rs... Valeu a pena.

Lembro do dia que fui na farmácia e a operadora de caixa me deu a mais no troco alguns centavos, não me lembro exatamente, mas sei que era algo ínfimo... Quando voltei pra devolver ela me olhou com aquela cara: Você tem problema? Mas eu tinha uma boa explicação: meu pai dizia que se eu ficasse devendo 10 centavos eu deveria pagar, se alguém me desse algo a mais, eu deveria devolver... Aqueles princípios, mesmo passados por uma pessoa que não concluiu nem a quinta série, sempre ecoaram na minha mente.

Meu pai podia não ser rico, podia não me dar muitos presentes... Mas ele me deu muitas coisas importantes. Devo MUITO do que sou a ele e minha mãe.

E agradeço a Deus por ter me ensinado a honrar e respeitar meus pais, mesmo quando eles erravam. A bíblia não diz pra você honrar seus pais quando eles são bons pra você ou quando você concorda com eles. Ela diz que devemos honrar nossos pais. Ponto. Entender isso é fundamental pra você nunca perder o respeito por seus pais. Eles são autoridade de Deus na sua vida. Cuidado como você os trata.

Então, hoje, estou compartilhando tudo isso com gratidão ao Senhor. Gratidão por ter curado meu pai definitivamente. Cristo venceu a morte e isso me dá a esperança de que um dia eu estarei com meu pai novamente. Novos céus e nova terra nos aguardam. Não acabou. 

Gratidão pelo perdão de Deus, que me alcançou e continua me alcançando todos os dias... Estou em obras. Ainda há muito a ser feito no meu obstinado coração... Mas Ele há de completar a obra.

Por fim, gostaria de voltar àquela pergunta de cima:  

Por que focamos tanto na parte ruim quando a pessoa está aqui? 

Quando elas se vão, esses detalhes parecem não ter mais valor algum...

...

Deixa eu te perguntar:

Sei pai está vivo? Como seria se o coração dele parasse de bater hoje? 

...

Queria te propor um desafio pra esse domingo de Dia dos Pais: faça uma lista com tudo de bom sobre o seu pai. Pense em coisas de toda a sua vida. Acredite: você pode se surpreender. 

Depois disso, quero te encorajar a orar pelo seu pai, agradecendo a Deus pela vida dele.

Sabe... ninguém é perfeito. Seu pai não é. Você também não. Talvez o problema esteja nas suas expectativas. 

Pense nisso. Se Deus te deu o pai que ele deu, é porque o seu pai é o melhor pai que você poderia ter. E Deus não erra. Ele sabe EXATAMENTE o que você precisa. E o que o seu pai terreno não puder te dar, acredite: Ele dará. 

"Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?"  Mateus 7.11

Deus te abençoe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN?!

Nos últimos dias, o que mais tenho visto na internet, redes sociais e até mesmo na televisão, é conteúdo sobre o Halloween.  O Halloween, ou Festa das Bruxas, é comemorado dia 31/10, por muitas pessoas, em todo o mundo. Basta uma pesquisada rápida num site de busca que achamos muitas informações sobre como essa "festa" começou e como o mundo a incluiu como parte da cultura. Muitos defendem a participação nela de forma mais superficial ou "sem compactuar diretamente com suas crenças". Será que isso é possível? A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 6.14-15:  " Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Como pode a justiça ser parceira da maldade? Como pode a luz conviver com as trevas?  Que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como alguém que crê pode se ligar a quem não crê?" Será que estou sendo muito radical? Será mesmo que o Halloween é apenas uma brincadeira? O que nós, como pais cristãos, temos com isso? Como nós, enquanto responsáveis por

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Hoje eu e Luis completamos 24 anos desde que começamos a namorar. Quem nos vê hoje, não imagina o que já vivemos. Começamos como amigos, até que decidimos assumir que o compromisso poderia ser maior.  Olhando pra trás, vemos a mão de Deus em toda a nossa história. Foram muitas situações e nem todas agradáveis. Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos que aprender muita coisa e ainda temos um longo caminho a percorrer se Deus permitir. A mais difícil lição que aprendemos foi de que O QUE DEUS UNE, O HOMEM NÃO DEVE SEPARAR.  Numa sociedade em que, "se não der certo, separa" ou "o importante é ser feliz", precisamos entender que NÃO CASAMOS PRA VER SE VAI DAR CERTO. CASAMOS PRA FAZER DAR CERTO. E Deus ama ajudar seus servos a cumprir compromissos desse tipo.  Já é mais da metade da nossa vida de relacionamento e MUITAS histórias. Muitas histórias boas, muitas difíceis, mas que nos fizeram amadurecer e entender que O PROPÓSITO DO CASAMENTO NÃO É A NOSSA FELICIDADE, MAS A

18 de fevereiro de 1998...

Ele era meu melhor amigo, alguém com quem eu podia conversar e compartilhar, que me dava carona no quadro da sua bicicleta, me emprestava sua jaqueta jeans cheirosa quando eu ficava com frio e me levava pra casa depois das programações da igreja…  Lembro de quantas vezes me ajudou com a nebulização enquanto eu sofria com as crises de alergia da vida (eram muitas naquela época)... E quando eu fui atropelada e fraturei o nariz, foi conversando com ele lá no alto do Morro da Guia que fui consolada…  A hora com ele sempre passava rápido e sempre era especial! Ele passou comigo por fases bem difíceis da minha vida, como quando meus pais brigavam muito. Era sempre um renovo pra mim estar com ele, que desde amigo, já tinha a admiração dos meus pais e até do meu avô (que costumava colocar meus amigos pra fora de casa com ciúmes de mim). Um dia, uma amiga muito querida nos perguntou: “Por que vocês não admitem logo! Assumam logo esse namoro!” rs… Até aquele momento a gente só queria estar junto