Pular para o conteúdo principal

O que isso revela do seu coração?

Tenho andado bem cansada e, consequentemente, com menos paciência. Consigo lidar bem com a fome, mas com o cansaço… Ficar sem dormir me afeta bastante. Entretanto, não estou aqui pra falar de cansaço diretamente. 

O fato é que quando estamos cansados, buscamos formas de alívio, que nem sempre nos dão descanso. Para alguns, maratonar uma série, para outros, fazer compras, comer, ou passar um tempo rolando o feed…

A verdade é que nada disso pode, de fato, nos fazer descansar. Mas revelam muito do nosso coração. De onde e como temos buscado descanso.

Vou exemplificar de forma bem prática:

Minha rotina tem sido cansativa. Rotina de casa e família, de estudos, de serviço na igreja… Tem sido intenso há bastante tempo e não sou a pessoa mais “ativa” do mundo. Sou sedentária e de saúde frágil… O que não me ajuda muito. Além disso, tenho uma mente MUITO ativa, o que também cansa. rs… “Naturalmente”, me canso. Mas às vezes me perco no meio do caminho. Esqueço que meu descanso vem de Deus, em quem renovo minhas forças. E então Deus usa as mais diversas formas para revelar meu coração e ajustar minha rota (mais uma vez).

Foi o que aconteceu semana passada. Tivemos uma reunião na igreja, mas antes fui pra outra reunião na escola das crianças. E antes, fiz comida pra deixar pronta pra quando chegássemos em casa. E antes, fiz outras coisas de casa, de mãe… rs…

Saí da reunião de pais e estava animada pra ir pro galpão, mas precisei passar no mercado antes. Quando cheguei no galpão, Daniel logo veio me receber, me deu um abraço gostoso e um olhar do tipo: “Que bom que você chegou, mamãe!” Sentei e meu desejo era “descansar” e prestar atenção na reunião. Mas Daniel não deixava… Estava super agitado! Terminou a reunião e eu ainda estava ansiando “descansar” e conversar com as amigas, mas Daniel não deixava. Que fase! Toda hora me interrompia e falava chorando…Educar dá trabalho. E quando junta com nosso cansaço, com nossa falta de paciência… Só Jesus! Foi então que pedi ajuda ao Luis, que colocou Daniel sentado perto de mim e continuei conversando.

De repente, depois de alguns minutos, olhei pro lado, onde Daniel estava, e vi um menininho de 6 anos, sentado com os ombros caídos, cansado, agitado, chorando copiosamente… Naquele momento foi como Deus me dissesse: “Cadê a mãe desse menino?”, mas de uma forma muita amorosa. Pedi licença pras amigas e me sentei com Daniel e ouvi suas queixas. Conversamos. Fui me acalmando enquanto o acalmava. Depois, ele foi brincar e continuei a conversar. 

Mas fiquei triste. Em como sou pecadora, em como sou egoísta (eu queria relaxar, conversar, não queria ficar lidando com choro de criança, com as dificuldades do meu filho)... Mas agradeci a Deus, que me mostra minhas mazelas e me ajuda a perseverar, mesmo quando penso não ter jeito pra mim. Deus é bom! Em todo tempo ele é. E se tenho esperança de chegar no final, é porque Ele disse que vou chegar. É por causa dele. 

Sou mãe. Meu primeiro ministério é minha família. Poderia ser uma profissional bem sucedida. Sou administradora, tinha um bom emprego, ganhava bem, viajava bastante… Mas entendi o que Deus queria de mim. Entretanto, a luta aqui é grande! O mundo é sedutor. O corpo clama por prazer (ainda que esse prazer seja ilusório)... É fácil demais a gente se perder no meio do caminho. Muitas vezes, preferimos viver como “escravos no Egito do que livres no deserto”... E entenda. A questão não é a circunstância, mas seu coração. Você pode ser livre no Egito e escravo no deserto. Daniel era livre na Babilônia. José era livre no Egito, mesmo tendo chegado lá como escravo e até mesmo quando ficou preso injustamente. Paulo era livre em Roma. 

Ser crente na igreja é fácil. O negócio pega mesmo é em casa. Lá o discipulado é mais intenso, mais profundo e mais verdadeiro. 

Hoje precisei levantar bem cedo porque Bernardo queria muito que eu o levasse na escola (pra ele isso é MUITO importante). Mas eu fui dormir quase 2 horas da manhã… Que cansaço! Que vontade de não chamá-lo e continuar dormindo… Mas Jesus nos chama a descansar nele. A lançarmos nossas cargas sobre ele. Ele promete alívio. Promete descanso. (Senhor, estou realmente precisada!!!!!)

A questão será sempre o nosso coração. Se ele estiver no Senhor, então, tudo ficará bem. Mas se estiver em coisas, pessoas, circunstâncias… A probabilidade de vivermos cansados, sobrecarregados, enfadados é enorme.

O descanso não é uma coisa. Não é um lugar. Ele é uma pessoa e seu nome é JESUS!

Você está cansado? Então, ajuste seu coração e procure descanso no “lugar” certo:
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. (Mateus 11.28)

Bom dia e bom descanso! 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN?!

Nos últimos dias, o que mais tenho visto na internet, redes sociais e até mesmo na televisão, é conteúdo sobre o Halloween.  O Halloween, ou Festa das Bruxas, é comemorado dia 31/10, por muitas pessoas, em todo o mundo. Basta uma pesquisada rápida num site de busca que achamos muitas informações sobre como essa "festa" começou e como o mundo a incluiu como parte da cultura. Muitos defendem a participação nela de forma mais superficial ou "sem compactuar diretamente com suas crenças". Será que isso é possível? A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 6.14-15:  " Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Como pode a justiça ser parceira da maldade? Como pode a luz conviver com as trevas?  Que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como alguém que crê pode se ligar a quem não crê?" Será que estou sendo muito radical? Será mesmo que o Halloween é apenas uma brincadeira? O que nós, como pais cristãos, temos com isso? Como nós, enquanto responsáveis por

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Hoje eu e Luis completamos 24 anos desde que começamos a namorar. Quem nos vê hoje, não imagina o que já vivemos. Começamos como amigos, até que decidimos assumir que o compromisso poderia ser maior.  Olhando pra trás, vemos a mão de Deus em toda a nossa história. Foram muitas situações e nem todas agradáveis. Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos que aprender muita coisa e ainda temos um longo caminho a percorrer se Deus permitir. A mais difícil lição que aprendemos foi de que O QUE DEUS UNE, O HOMEM NÃO DEVE SEPARAR.  Numa sociedade em que, "se não der certo, separa" ou "o importante é ser feliz", precisamos entender que NÃO CASAMOS PRA VER SE VAI DAR CERTO. CASAMOS PRA FAZER DAR CERTO. E Deus ama ajudar seus servos a cumprir compromissos desse tipo.  Já é mais da metade da nossa vida de relacionamento e MUITAS histórias. Muitas histórias boas, muitas difíceis, mas que nos fizeram amadurecer e entender que O PROPÓSITO DO CASAMENTO NÃO É A NOSSA FELICIDADE, MAS A

18 de fevereiro de 1998...

Ele era meu melhor amigo, alguém com quem eu podia conversar e compartilhar, que me dava carona no quadro da sua bicicleta, me emprestava sua jaqueta jeans cheirosa quando eu ficava com frio e me levava pra casa depois das programações da igreja…  Lembro de quantas vezes me ajudou com a nebulização enquanto eu sofria com as crises de alergia da vida (eram muitas naquela época)... E quando eu fui atropelada e fraturei o nariz, foi conversando com ele lá no alto do Morro da Guia que fui consolada…  A hora com ele sempre passava rápido e sempre era especial! Ele passou comigo por fases bem difíceis da minha vida, como quando meus pais brigavam muito. Era sempre um renovo pra mim estar com ele, que desde amigo, já tinha a admiração dos meus pais e até do meu avô (que costumava colocar meus amigos pra fora de casa com ciúmes de mim). Um dia, uma amiga muito querida nos perguntou: “Por que vocês não admitem logo! Assumam logo esse namoro!” rs… Até aquele momento a gente só queria estar junto